A cultura humana estaria estruturada em 4 pilares: A Ciência, a Filosofia, a Arte e a Religião.
Encontramos na escola a representação, em forma de aulas, de aspectos considerados importantes pela sociedade local, tais como: a educação para o corpo enfatizando a importância da atividade esportiva e práticas alimentares saudáveis; a educação para as ciências – física, química , ... -; a educação para princípios básicos de convivência social – sociologia, geografia; o estudo, prática e desenvolvimento em artes; a educação para línguas, linguagens e literatura; a educação que informa sobre o passado da humanidade e como as coisas se desenvolveram até nossos dias. Os estudantes adquirem informação e formação, que visam capacitá-lo a desenvolver de forma adequada atividades que estarão presentes de forma constante na sua vida adulta, referentes a aspectos: físico, mental, social, psíquico e ocupacional.
Partindo do pressuposto que "a ignorância é a mãe da intolerância", que o conhecimento abre mente e liberta preconceitos e demais barreiras, e visando promover a convivência pacífica entre os membros das diversas religiões foi criado na UFPB cursos a nível de graduação e pós-graduação que teria como objetivo estudar a religiosidade humana.
O curso superior em Ciências das Religiões a nível de graduação, é uma licenciatura, tem como objetivo geral capacitar um profissional que irá exercer a docência na disciplina de Ensino Religioso, nas escolas públicas e privadas.
O curso também tem o objetivo de formar religiólogos que desenvolverão atividades de pesquisador, consultor e assessor de órgãos de pesquisa, governamentais ou não.
O religiólogo se caracterizaria como o profissional capacitado para desenvolver estudos sobre o fenômeno religioso, assim como o sociólogo estuda a sociedade, o biólogo a vida, o psicólogo a psique, e outros.
o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências das Religiões do Centro de Educação, Campus I, foi aprovado pela Resolução nº. 38/2008 do CONSEPE - Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federalda Paraíba.
A estrutura curricular, integrante do Projeto Político-Pedagógico, conteria:
Conteúdos Básicos
- Antropologia das Religiões
- Ciências das Religiões
- Alimentos Sagrados: Ritos e Interdições
- Psicologia do Fenômeno Religioso
- Bases do Monoteísmo
- Espiritualidade e Saúde - Religiosidade Popular
- Introdução aos Sistemas Simbólicos- Estudos Etnográficos
- Estruturas Antropológicas do Imaginário- Mitocrítica e Mitanálise
- Estruturas Antropológicas do Imaginário- Mitanálise do Tempo Religioso
- Espiritualidade e Saúde - Religiosidade Popular
- Introdução aos Sistemas Simbólicos- Estudos Etnográficos
- Estruturas Antropológicas do Imaginário- Mitocrítica e Mitanálise
- Estruturas Antropológicas do Imaginário- Mitanálise do Tempo Religioso
Conteúdos Profissionais
- Mitologias do Oriente Médio
- Mitologias Greco-Romana e Nórdica
- Mitologias Greco-Romana e Nórdica
- Mitologias Indígenas e Afro-Brasileiras
- Religiões Orientais
- Judaísmo e Cristianismo Primitivo
- Judaísmo e Cristianismo Primitivo
- Islamismo e Cristianismo Medieval
- Reformas na Cristandade
- Novas Expressões Religiosas
- Fundamentos Sócio-Históricos da Educação
- Fundamentos Antropo-Filosóficos da Educação
- Fundamentos Psicológicos da Educação
- Fundamentos Psicológicos da Educação
- Política e Gestão da Educação- Didática
Conteúdos Complementares Obrigatórios
- Metodologia do Trabalho Científico
- Pesquisa Aplicada às Ciências das Religiões
- Introdução às Estruturas Antropológicas do Imaginário
- Introdução ao Latim
- Oficina de Teatro
- Arte Sacra Greco-Romana e Nórdica
- Arte Sacra Indígena e Afro-Brasileira
- Arte Sacra Oriental
- Arte Sacra Judaico-Cristã
- Arte Sacra Judaico-Cristã
- Arte Sacra Islâmica e Medieval
- Festas Religiosas Populares
- Trabalho de Conclusão de Curso
Conteúdos Complementares Optativos
- Ética I
- Alquimia
- Ciclo arturiano
- Desafios do cristianismo contemporâneo
- Escolas de Mistérios
- Geometria Sagrada
- Geometria Sagrada
- Gênero e Religião
- Gnose
- Heresias
- Iniciação
- Jung e o simbolismo religioso
- Messianismo - Mitos da criação
- Plantas Sagradas
- Religião e Direitos Humanos
- Iniciação
- Jung e o simbolismo religioso
- Messianismo - Mitos da criação
- Plantas Sagradas
- Religião e Direitos Humanos
- Trajetória do Espiritismo
- Xamanismo
- Tópicos Especiais em Ciências das Religiões I
- Tópicos Especiais em Ciências das Religiões I
- Tópicos Especiais em Ciências das Religiões II
- Tópicos Especiais em Ciências das Religiões III
- Tópicos Especiais em Ciências das Religiões IV
- Economia da Educação
- Fundamentos da Administração da Educação
- Fundamentos Biológicos da Educação
- Educação Sexual - Antropologia da Educação
- Educação Sexual - Antropologia da Educação
- Planejamento e Gestão escolar
- Currículo e Trabalho Pedagógico
- Pesquisa e Cotidiano Escolar
- Educação e Inclusão Social
- Currículo e Trabalho Pedagógico
- Pesquisa e Cotidiano Escolar
- Educação e Inclusão Social
- Legislação sobre o Ensino Religioso
- Avaliação da Aprendizagem
- Seminário de Problemas Atuais em Educação
- Alfabetização de Jovens e Adultos: Processos e Métodos
- Educação e Movimentos Sociais
- Introdução aos Recursos Audiovisuais em Educação
- Seminário de Educação Ambiental
- Jornada em Ciências das Religiões I
- Jornada em Ciências das Religiões I
REFERENCIA
- RESOLUÇÃO N° 61/2009
- Folheto do curso de Ciências das Religiões
olá, tenho interesse em cursar licenciatura em Ciências das Religiões na Ufpb. Mas, não sei como ingressar. Vou fazer a inscrição no Enem 2016. Qual seria o próximo passo? Parabéns pelo blog e desde já muito obrigado
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