terça-feira, 5 de junho de 2012

APRESENTAÇÃO


Olá, eu sou Michelle mestre em Ciências das Religiões e estudante da licenciatura em Ciências das Religiões na Universidade Federal da Paraíba; Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFPB.


Neste blog pretendo colocar informações referentes ao que estarei estudando nas salas de aula, em livros, artigos e demais fontes de informação a respeito das crenças, espiritualidade, religiosidade humana e afins.

A experiência espiritual, a manifestação do sagrado, a religiosidade e as tradições religiosas, produziram elementos tais como registros de informação, história, profissionais/especialista que vivem da/para a religião, objetos, normas de conduta e muitos outros, que influenciariam de várias formas o homem e a sociedade que esse vive, por meio de seus atos e forma de pensar construída pelo corpo religioso a que esse pertença.

O conhecimento sobre aspectos e elementos da religiosidade humana, como as religiões se desenvolveram ao longo de todos estes anos, a função psicológica, social ou antropológica que carregam, a universalidade de seus símbolos e representações simbólicas, a história das grandes tradições religiosas, a variedade de culturas religiosas seja as encontrada no ocidente ou no oriente, seja no passado ou as que se apresentam e surgem na atualidade, caracterizar-se-iam como patrimônio da humanidade, e portanto, fonte de informação que tem sua importância.

Considerando a espiritualidade um tipo de experiência humana que tem a sua importância, estarei nos próximos anos dedicando horas da minha vida no estudo dela e aqui partilharei minhas descobertas.


É um universo a ser estudado e que está em expansão, porque novas formas de religiosidade surgem a cada dia.


Estou muito feliz pela oportunidade e possibilidade de desenvolver este estudo na UFPB, por causa do seu respaldo científico, pois me dá a segurança de um estudo ecumênico, responsável, imparcial.


Agradeço a visita e espero ser de alguma forma útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário